carregando...
Profissão Atitude
Como superar erros
Como superar erros

ABRAHAM SHAPIRO

Topa fazer algumas mudanças? 

A primeira delas. Em vez de ver um erro como ‘coisa a ser consertada’, é muito mais positivo interpretá-lo como ‘consequência de um processo fora de controle’. 

Na empresa isto só será possível se existirem processos bem determinados  e claros para cada ação que se desenvolve nela. Se não, providências urgentes deverão ser tomadas para que eles existam, até porque são essenciais. 

Onde quero chegar?

Em vez de tratar de resolver defeitos, você deve investigar suas fontes para corrigir o mecanismo que os gerou. A causa!

Desse modo, não só se conserta o defeito específico, mas também se melhora o rendimento geral do sistema.

Não lhe parece natural que, quando a comida não sai bem, a questão deva ser analisada e resolvida na cozinha? Não na sala de jantar ou no quarto.

Está aí um conceito a ser aplicado não só ao trabalho, mas também e principalmente à vida.

Quando cometer um erro, não olhe para trás por muito tempo. Analise o que for necessário, corrija as causas e então caminhe. Vá para frente.  O passado não pode ser mudado. Mas o futuro ainda está em seu poder.

Quando se sente à vontade percorrendo esse caminho, você entende por que os japoneses afirmam com tanta convicção que "um defeito é um tesouro". É verdade... para quem tem princípios!