carregando...
Profissão Atitude
COMO RESOLVER PROBLEMAS
COMO RESOLVER PROBLEMAS

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Permita-me dizer algo sobre erros e falhas. Eles estão presentes na vida e no trabalho de todo mundo.

O que fazer com eles? Bom seria se pudéssemos tratá-los como nos desenhos animados.

Errar é humano, sim. O problema é que todo erro tem consequências.

Como você se comporta quando falha? Grita?  Entra em depressão? Isto só piora o cenário. É a minha experiência própria.

Se o início de um incêndio na casa de alguém ocorreu devido à problemas na instalação elétrica, e esta pessoa se contenta em somente apagar o fogo, eu e você somos capazes de prever que um novo incêndio irá ocorrer a qualquer momento. A instalação continua a mesma. Ela é a causa. E se a causa não for removida ou resolvida, não se soluciona o problema.

Se a comida não deu certo, de que adianta discutir sobre isso na sala de jantar? Os ingredientes, os utensílios, o forno e a receita estão na cozinha. É lá que a coisa precisa ser analisada e resolvida! Em vão será imaginar coisas na sala de jantar.

Os japoneses são um povo que tradicionalmente enfrenta os problemas de modo corajoso e busca resolvê-los pelas causas. Eles sabem que a perda de tempo com paliativos é um engano e compromete frontalmente a produtividade de todos, inclusive a do país.

Uma das filosofias da Toyota, por exemplo, é “Vá e veja!” Eles descobriram que a compreensão mais profunda possível a respeito dos problemas encontra-se onde ocorrem os processos que os geraram.  Lá é o local onde se acha a solução, e não nas salas conforáveis da alta administração, com poltronas estofadas e ar condicionado.

“Vá e veja”. Vá ao lugar onde o problema aconteceu.

Faça um cartaz e fixe-o onde seja visível: “Só se resolve problema por sua causa!”

Investigue, confira, cheque as causas reais, e só depois aja!