carregando...
Profissão Atitude
Como reagir a críticas
Como reagir a críticas
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Eu acho que ainda sou despreparado para aceitar críticas.  Tenho treinado intensamente e feito progressos. Mas sinto que, no meu caso particular, sempre falta desenvolver mais.

Quando as críticas chegam, é comum respondermos com agressividade ou deixarmos claro que as desprezamos e não as assumimos. Mas correto é saber ouvir.  E depois avaliar, tendo em mente a pessoa que a fez e sua intenção em relação a nós.

Observe como a crítica que vem de uma pessoa querida não tem o mesmo peso que as feitas por um colega de trabalho, um chefe ou um simples conhecido. No entanto, venham de quem vierem, é preciso agir de modo adequado.

Eu tenho adotado uma técnica que consiste em três atitude objetivas. Vou compartilhar com você.

ATITUDE 1: Diante de qualquer crítica, eu analiso o que é dito e tiro as minhas próprias conclusões. Não vou para o contra-ataque e nem para a defensiva.

ATITUDE 2: Peço à pessoa sugestões especialmente quando acredito que ela pode realmente me ajudar. Se eu perceber tratar-se de inveja ou vingança, simplesmente ignoro.

ATITUDE 3: E a última atitude é “nunca responder uma crítica com outra crítica”.

Eu acredito que os pontos a melhorar que as pessoas indicam para mim podem me ajudar a ser melhor. Porém, mais importante do que aprender com qualquer crítica, a maior lição é a da humildade em ouvir e não reagir por simples rejeição ou depreciação do outro.