carregando...
Profissão Atitude
Como os nossos pensamentos funcionam
Como os nossos pensamentos funcionam

I

Pense na tela do seu Smartphone. 

Quando você toca nela escolhendo e manipulando os ícones dos aplicativos, você tem o controle sobre o seu aparelho. 

O mesmo é possível que ocorra com os seus pensamentos. Você pode manipulá-los da mesma forma.

Para conseguir isto, você só tem que afastar-se um pouco e observar. 

Tal como você escolhe o que acionar na tela do seu smartphone, você também pode escolher em quais pensamentos você deseja investir agora.

Siga adiante e entenda este processo.


II

Vamos abordar uma situação específica.

Se eu lhe disser que estou triste, por favor, não me responda que eu não deveria me sentir assim.  Eu estou triste, poxa. 

Mas se em vez de dizer o que todos dizem você me oferecer alguns pensamentos felizes para que eu reflita, logo eu poderei não estar mais como estou. 

Qual é a dinâmica aqui?

Você não pode escolher como se sente, mas pode escolher o que pensa.  E o que pensa tem o poder de mudar como você se sente.

Se você ainda não descobriu, a mente manda no coração. Ela não age como um ditador. Mas aonde quer que os seus pensamentos viajem, o seu estado emocional estará por perto, lado a lado com eles. Portanto, assim que você começa a pensar em coisas boas, as suas emoções, os seus sentimentos também começarão a ficar bem.


III

Então, vamos tentar exercer este controle a partir de agora.

Você já esteve em alguma daquelas sessões de relaxamento ou de meditação? 

O que acontece lá? Alguém lhe diz: 

- “Sinta a sua respiração”. 

Então a sua mente diz no seu interior: 

- “Veja só. Eu estou respirando”. 

A partir daí sabe o que acontece? A sua respiração entra num ritmo compassado e firme. 

Então o condutor fala de novo:

- “Relaxe agora os seus dedos”. 

Aí a sua mente diz: 

- “Os meus dedos estão tensos”.  

E sem qualquer ordem ou comando, eles se soltam e relaxam.

Tudo isto, na verdade, é a resposta ao relaxamento no qual você está entrando. 

Você entende o que está ocorrendo?

Se não, deixe-me explicar.

Sempre que qualquer parte do corpo entra em conexão direta com a sua mente, ela se torna como a mente, isto é:  calma, independente e firme. É o que aconteceu com a sua respiração e os seus dedos no exemplo que acabo de dar.

Do mesmo modo, quando a mente entra em cena em quaisquer questões que dizem respeito aos sentimentos, eles se organizam e respondem imediatamente de forma mais controlada e dirigida. Eles não são mais aleatórios, mas disciplinados.


IV

Pare por um instante e ouça os pensamentos que estão passando pela sua mente agora. 

Nós possuímos pensamentos o tempo todo. Cada pessoa os percebe de maneira diferente. Algumas são mais conscientes deles do que outras. Mas os pensamentos nunca param.

Você deseja ouvir os seus pensamentos? Aqui vai uma prática que funciona.

Primeiro: Pare tudo que estiver fazendo. 

Segundo: Preste atenção à sua respiração. Ouça a sua respiração. 

Terceiro: Prossiga concentrado nisso.

Quarto: Em pouco tempo, quando a sua respiração se tornar mais rítmica, os seus pensamentos vão se tornar audíveis e você poderá observá-los. 

Você vai perceber que eles são semelhantes à sua respiração quanto à obediência ao seu comando. Ou seja, você já sabe que pode controlar a sua respiração. Mas se você não quiser controlá-la e soltar as rédeas, ela irá continuar por si, certo? Isso ocorre porque ela é involuntária. Pois bem. Os nossos pensamentos também são involuntários. 

Então, você tem duas alternativas.

Alternativa # 1: Você pode perfeitamente escolher no que pensar, se você estiver no total controle da sua mente. 

Alternativa # 2: Deixar os pensamentos rolarem sem nenhum controle seu. 

Contudo, o que acontece quando você relaxa? 

Nós já sabemos que os pensamentos não param. Você pode estar pensando sobre nada, mas nunca deixa de pensar. Se você relaxa e eles simplesmente acontecendo a esmo, você os deixou no piloto automático.

Aqui vai uma advertência. É importantíssimo saber que a função de piloto automático para o seu cérebro não é a melhor opção a seu dispor. Porque este ‘piloto’ é facilmente sequestrado pelos seus piores inimigos. 

Por isso, é recomendado ficar vigilante sobre o que está acontecendo com os seus pensamentos. Quanto mais você prestar atenção ao que pensa, melhor vai se sentir sobre si mesmo e sobre a vida.


V

Talvez o que direi aqui vá escandalizá-lo, pois contradiz uma crença geral. Então ouça e antes de achar que estou induzindo-o a uma besteira, permita-me explicar.

Os seus pensamentos não são você. E você não é os seus pensamentos.

Leia novamente a frase acima.

É bem provável que você esteja observando os pensamentos agora no seu cérebro e dizendo de si para si:

- “Olhe só. Sou eu.” 

Mas vou repetir, isto não é você. 

Ok. Se não é você, então quem é que está criando esses pensamentos.

Você não pode observar diretamente as percepções e os sentimentos brutos que formam seu caráter e personalidade atuais. Do mesmo modo, você não pode ver diretamente os seus próprios olhos. 

Os seus pensamentos agem como um tipo maravilhoso de espelho - mas um espelho rústico, exibindo apenas um reflexo muito turvo do que o seu cérebro e seu coração estão fazendo. 

Este espelho pode exibir ideias e emoções, mas estas ideias e emoções são fabricadas tendo como matéria-prima o idioma que você fala, as coisas que viu e os sons que ouviu ao longo da sua vida. 

Fica mais fácil entender se você imaginar que os pensamentos são como roupas. Do mesmo modo que você pode trocar de roupa sempre que quiser, também pode trocar os pensamentos desconfortáveis e inapropriados por outros que produzam em você mais resistência, mais coragem, positivismo e  outras situações que tornem o seu interior mais belo e agradável, em prontidão para enfrentar as muitas situações da sua vida.

Portanto nunca diga: 

- “O que posso fazer? Eu sou assim. Este é o meu modo infeliz de pensar.  Por isso eu vivo deprimido. Por isso eu não tenho valor algum. Por isso eu sou um fracasso.” 

Em vez disso, diga: 

- “Ei, de que adianta ter pensamentos depressivos? Eles não me ajudam em nada. Eles não fazem nada de bom. Eu posso pensar positivo em vez disso e elevar o nível do meu ânimo e humor. O resultado será bem melhor. ”

Percebe quanto poder há nisso? Estou falando em poder para mudar de verdade e deixar de ser vítima de situações que só impõem derrota sobre você! 

Isto é a verdadeira e autêntica capacidade de mudar sempre. É a chave para uma vida melhor.


VI

Dissemos que os pensamentos são como roupas e que você pode trocá-los sempre que quiser.

Então se você adquiriu o hábito de trazer para dentro da sua vida assuntos importantes sobre os quais está falando ou pensando neles sempre – refiro-me a boas leituras, audiência de palestras, audição de boa música, acesso a pensamentos novos e positivos –, você terá uma fonte constante de bons argumentos disponíveis para mudar a sua mente quando pensamentos tóxicos surgirem. 

É assim que você enche o seu guarda-roupas com boas opções para vestir-se convenientemente para cada ocasião.

Melhor ainda será se você memorizar ideias e princípios valiosos. 

Quer um exemplo?

Durante milhares de anos, os Judeus memorizaram os Salmos, passagens importantes da Bíblia, de seus livros Sagrados e as repetiram muitas vezes todos os dias tanto nos momentos de preces como até no trabalho.

O que quero dizer com memorizar? Significa gravar as palavras na mente e no coração. Assim elas se tornam componentes da sua psique. 

Quando você mantém hábitos desse tipo, você encontrará aquelas palavras espontaneamente e quase sem esforço. Contudo, é importante meditar sobre o significado de tudo o que você introduz na sua memória, extraindo novas lições de coisas já aprendidas anteriormente. 

Isto é o que lhe dará um magnífico guarda-roupas para a sua mente. 

Assim, você pode encontrar lindos pensamentos pendurados neste guarda-roupas para vestir, prover força em tempos de desafio, conforto em tempos de desgosto e paz em todo ponto da vida.

Um sábio disse: “Onde quer que esteja a sua cabeça, aí estará você por inteiro”. 

Encontre bons pensamentos para preencher a sua mente e mantenha-os sempre à mão. Quando você fizer uma pausa, sair para uma caminhada ou estiver num simples passeio, separe um desses pensamentos e reflita sobre ele.


VII

Digamos que algum pensamento salte em sua mente e o assuste. Talvez um mau julgamento sobre uma boa pessoa, uma fantasia deprimente ou uma lembrança que você acreditava já ter expulso da sua memória.

Então você pensa: 

- “Como pude pensar sobre algo tão ruim?!” 

Ocorre que você apenas colocou aquele pensamento em evidência. 

Saiba aqui que os pensamentos são alimentados pelas nossas reações a eles. 

Então qual é o segredo? É simples. Não reaja. E aquele pensamento vai embora.

A única estratégia eficaz com pensamentos não desejados é ser um observador frio e imparcial deles. Faça isto pelo tempo suficiente para perceber que não há razão dele continuar existindo. E então expulse-o. Como? Lance mão de um daqueles bons e saudáveis pensamentos que você deixou no seu guarda-roupas lavado e passado para ser usado num momento como este. 

Essa estratégia na verdade torna você mais forte a cada vez que o fato ocorre. E ao final, você acabará agradecendo aos pensamentos negativos por desafiarem você, porque através deles você tem desenvolvido o poder da sua mente.


VIII

Pensamentos feios ou tóxicos são sintomas de um redemoinho emocional, e todos nós temos esses redemoinhos. 

Você está sujeito a estas emoções. E você não pode se erguer do chão puxando os próprios cabelos. Você não consegue superar certas coisas sem um mentor ou um bom amigo que tenha sabedoria para aconselhá-lo e ajudá-lo a sair daí.

Pode ser que alguma questão que provoca ansiedade esteja ao redor da sua vida e você precise apenas conversar sobre isso com alguém que o conhece o suficiente além de se preocupar com você. 

Porém, você precisa se render ao fato de que é perfeitamente natural ter esses pensamentos e agora chegou a hora de preencher a sua mente com pensamentos mais saudáveis, falar mais palavras boas e praticar mais ações positivas.


IX

Mudar os pensamentos no meio da maré nem sempre é fácil. Certamente é mais fácil mudar as ações, escolher quais palavras dizer e quais não dizer. E ao praticar autocontrole naquelas situações mais fáceis, você vai se ver numa posição muito melhor quando lutar com os seus pensamentos.

Como ter autocontrole?

Por exemplo, se você está fazendo dieta, o simples fato de ver uma barra de chocolate fará o seu impulso querer agarrá-la e comê-la inteira. 

Mas tudo pode ser diferente se, em vez disso, você pegar essa barra  e olhá-la por algum tempo, adiando a sua gratificação. Então, lenta e deliberadamente sinta-se agradecido sobre o chocolate. Agora você pode colocar um pequeno pedaço na sua boca e saborear sem volúpia. 

Para que tudo isso?

Além de cultivar uma existência humana mais inteligente, você agora está exercitando os seus “músculos de controle mental”.  Sim, controlar a mente é como ginástica de levantamento de peso – progressiva e constante.

Outra situação. 

Digamos que você esteja sentado com os seus amigos e tenha vontade de soltar algumas poucas palavras que os fará rir. O que fazer para vencer este ímpeto de querer se aparecer? Segure as suas palavras. Apenas fique quieto por um tempo. Alguns minutos depois, se ainda for apropriado, diga o que desejava dizer. Das duas, uma. Ou você decidiu não dizer nada, ou o que você disser terá mais valor agora porque você se deu a chance de refletir a respeito antes de executar o seu intento.

Você acaba de se tornar um poderoso senhor da sua mente. Você pode, além de tudo, ter evitado magoar inadvertidamente os sentimentos de alguém. Isto é uma vitória sobre si mesmo.

Ações e palavras são muito mais fáceis de controlar do que pensamentos. Ganhe algum controle sobre aquilo que faz e como fala. Controlar os seus pensamentos será muito mais fácil depois disso.


X

Aprenda a pensar pensamentos longos e profundos. 

A única vez em que o seu cérebro está realmente engajado é quando está plenamente concentrado por mais que alguns segundos. Somente então aqueles pensamentos podem fazer algum efeito sobre o modo como você se sente. 

Já dei alguns exemplos sobre como desenvolver e sustentar um pensamento. Mas o verdadeiro pontapé será permitir que magníficos, profundos e lindos pensamentos preencham a sua mente. 

Como tudo o que é bom, é preciso esforço e prática para entrar neste modo de ser e de viver. Porém, uma vez que você esteja no hábito de ponderar tudo isso com profundidade, os pensamentos organizados e significativos fluirão por si mesmos e assumirão o controle. Este é o truque.

Quer começar bem?

Concentre a sua mente na vastidão da criação, na profundidade da sabedoria, na ingenuidade e beleza investidas em cada partícula criada neste mundo. 

Uma grande consciência preenche toda a criação, assim como uma alma preenche o seu corpo e o dirige. Você crê nisso?

Agora pense no âmago daquela Consciência que está infinitamente por trás de toda a criação. Visualize essa grande Consciência chegando a você com amor ilimitado, pedindo que você entre num relacionamento privado com Ele. 

Assim que você O traz à sua vida, ponderando Sua sabedoria e a beleza de Suas obras, partilhando com Ele as preocupações internas do seu coração, chegando até Ele em amor e reverência, o seu espírito se junta com o espírito Dele e você se renova em direção ao verdadeiro propósito da sua vida neste mundo.