carregando...
Profissão Atitude
COMO LIBERTAR-SE UM MODELO MENTAL
COMO LIBERTAR-SE UM MODELO MENTAL

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Pense no ato de dirigir um carro.  O que você espera acontecer ao pisar no pedal da direita? Se o carro frear, você vai se surpreender. Este pedal devia ser o acelerador.  Sabe por que você tem tanta certeza? Por causa do modelo mental de carros que está gravado no seu cérebro.

Modelo mental é o que aprendemos de como as coisas são no mundo real e como elas funcionam.

O seu cérebro forma modelos mentais automaticamente quando observa e vivencia padrões em todas as experiências do dia a dia. Com frequência estes modelos mentais não são completamente precisos porque somos seres humano limitados tanto no conhecimento quanto na experiência.

A educação é uma das formas de reduzir as nossas limitações e consequentemente elevar o nível dos nossos modelos mentais. É pela educação que internalizamos conhecimento e experiências que outras pessoas coletaram ao longo de suas vidas. Então quando leio um livro e pratico seus ensinamentos, eu passo a ver o mundo de um modo novo.

Um exemplo interessante. Muitos recém-formados em um curso superior acreditam em ideias falsas, como: “A minha profissão não tem nada a ver com venda”.

Tão logo entram no exercício profissional prático, com toda certeza são obrigados a corrigir este modelo mental, pois, venda é um quesito presente em absolutamente tudo: do amor a uma viagem espacial, e condição básica de sobrevivência.

Aonde quero chegar? À necessidade de questionar.

Sempre que questionamos os nossos modelos mentais, alcançamos benefícios. Eu aprendi a fazer boas perguntas com os meus mestres, e ultimamente deparei-me com uma obra do filósofo Bertrand Russell  que dizia: “Uma das coisas mais saudáveis da vida é, de vez em quando, colocar um ponto de interrogação naquilo que você naturalmente aceita como verdadeiro”. Não foi coincidência.

Experimente!