carregando...
Profissão Atitude
Como Hollywood influencia as profissões
Como Hollywood influencia as profissões

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Você sabia que um dos objetivos das produções de cinema de Hollywood é induzir jovens da classe média a seguirem determinadas profissões?

Faz mais ou menos vinte anos que as profissões da vez são da área da Tecnologia da Informação. É o que se destaca nos filmes que falam de Steve Jobs – o fundador da Apple – e Mark Zuckerberg –  pai do Facebook.

Observe que atletas, cantores, policiais e ladrões estão sempre na moda.

Houve um tempo em que o jornalismo dominou as telas do cinema. Tintim e Superman eram repórteres. "Cidadão Kane" era um magnata dos jornais. "La dolce vita", de Fellini, dava glamour aos tabloides da Itália com Marcello Mastroianni como jornalista.

Depois, foi a vez dos bancos. "Uma Secretária de Futuro" e "Wall Street” são os destaques dessa época quando os homens das finanças aparecem como figurões que não paravam nem para comer direito. Foi o tempo em que achavam que a sociedade precisa de modelos do mundo do colarinho-branco.

E quando nenhuma outra profissão parece badalada o bastante são os advogados que ganham espaço – não os empresariais, mas os criminalistas ou promotores.

Sabe o que? Tonto de quem cede a esse tipo de ‘pressão social’. Uma vocação deve ser primeiro bem investigada e depois  seguida; jamais resultar de uma moda!

Hollywood ou qualquer meio ou indivíduo deste planeta jamais será capaz de dar a você o que só o seu esforço e desenvolvimento pessoal podem fazer.