Como agem os gerentes excepcionais
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude
Eu conheço gerentes excepcionais. São poucos, mas eles existem.
Um deles tinha um segredo. Ele encabeçava uma equipe de vendedores. Eu nunca o vi exigir vendas de seus subordinados. Eu o ouvia dizer a cada um:
- “Eu quero que você tenha sucesso e melhore cada dia mais. Eu vou lhe ajudar”.
Ele me disse que ficava encantado em ver seu pessoal agir por si e não precisar empurrá-los como quase todos outros gerentes fazem. Também me confessou que decidiu isso ao ver que ‘empurrar’ o grupo não funciona no médio e longo prazos.
- “Os meus resultados são medidos pelos deles”, ele completou.
Contou-me que, com o aprofundamento da crise econômica, em 2015, as vendas de um de seus funcionários caíram devido a clientes que fecharam as portas. Este vendedor começou a reclamar da má sorte e seu desempenho piorou ainda mais.
O que o nosso gerente fez? Veja seu relato:
- “Certo dia eu o convidei para almoçar. Não dei ênfase a seu faturamento baixo e nem mencionei que seu emprego estava em perigo. Eu apenas verbalizei que ele tinha capacidade de produzir mais, que já tinha se posto à prova no passado e era um dos melhores profissionais que eu jáconheci. Preferi que a reunião acontecesse num almoço e não no escritório para que o ambiente fosse confortável”.
O vendedor não se sentiu atacado e nos dias seguintes reagiu. Os resultados começaram a aparecer. Dois meses depois, teve o melhor desempenho em dois anos e meio, e firmou-se em suas novas visões.
O que se aprende daqui? A questão essencial nunca é ‘o que fazer’, mas ‘como fazer’. O modo de se executar qualquer ação faz gigantesca diferença... a ponto de distinguir entre o medíocre do excepcional!