Como a afeição ajuda nos negócios
Abraham Shapiro
Você sabe por que os gerentes de banco vestem terno e gravata? É porque os clientes que normalmente trarão as contas mais gordas e consumir os melhores produtos também se vestem dessa maneira.
Afeição, afinidade ou empatia trata-se... nada mais, nada menos... da característica dos seres humanos gostarem de pessoas que se parecem com eles, colaboram com eles ou lhes prestam algum elogio.
A Apple usa estes princípios em suas lojas físicas.
O varejo da Apple é considerado uma inovação do varejo.
Quando entra em uma delas, você geralmente verá duas pessoas para te receber na porta. E são pessoas com características completamente diferentes entre si - homem e mulher, loira e morena – porque a Apple entendeu o conceito da afinidade e sabe que o consumidor terá probabilidade de gostar mais de uma pessoa do que de outra.
Nós temos tendência de gerar mais empatia com uma pessoa e menos com outra de modo totalmente involuntário. Muitas vezes um cliente pode deixar de comprar numa determinada empresa porque não teve afinidade com seu vendedor.
Por isso tornou-se comum hoje as empresas criarem uma persona, também chamada de ‘avatar’, para determinados produtos ou clientes e você se comunicar com aquela persona exatamente da forma com a qual ela quer ser comunicada.
Se depois disso você deseja ativar esse gatilho no seu negócio, entenda o seu público, descubra como ele é e o que gosta de fazer. Da mesma forma, quando você for o consumidor, fique atento para vendedores sem escrúpulos que fingem uma afeição só para lhe empurrar algo que não tem nenhum valor e, assim, fazer você de trouxa.