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Profissão Atitude
CLAREZA TOTAL FAZ BEM
CLAREZA TOTAL FAZ BEM

Abraham Shapiro

O Rodolfo deixou um emprego importante para aceitar o convite de outra empresa. Na proposta de admissão, o diretor lhe concedeu carta branca para atuar sobre a equipe que ele gerenciaria.

Na primeira demissão que o Rodolfo precisou fazer, o novo diretor o interceptou solicitando que fosse consultado antes de qualquer decisão de corte no pessoal.

Ele me encaminhou um email indignado questionando o que devia fazer. 

Eu  perguntei se durante a negociação ele havia pedido ao diretor que definisse o que é “carta branca”.

- “É claro que não! – ele respondeu. “Todo mundo sabe o que é.”

E eu repliquei: 

- “Todo mundo? Parece que o seu diretor sabe diferente de você!”

Aí está um caso típico gerador de conflitos. 

Muita gente fala coisas que nascem do senso comum e parte do princípio de que todos as interpretam do mesmo modo que elas. Mas não é assim.

Daí ser prudente solicitar esclarecimento – sempre –  sobre o significado dessas palavras para que se obtenha clareza total. 

Cuidado com conceitos relativos ou subjetivos, como: “carta-branca”, “autonomia”, “confiança total”, “cobertura de todas despesas”, “a casa é sua” e muitas... muitas outras são apenas exemplos esparsos de expressões que frequentemente criam problemas terríveis entre a intenção de quem falou e interpretação de quem ouviu. 

A regra é: jamais acredite que você entendeu 100% do que os outros disseram. Você não sabe o que eles pensam. Por isso, peça explicação. Converse bem. Seja analítico antes de sair fazendo. Você vai ganhar muito.