carregando...
Profissão Atitude
Brincar na hora errada não é para gerentes
Brincar na hora errada não é para gerentes
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Há poucos dias participei de uma reunião gerencial. Fiquei incomodado com um gerente que esteve o tempo todo em seu laptop. Ele digitava e não desviava os olhos da tela. Não estava redigindo a ata.

O conteúdo que discutíamos era de alta importância. Mas ele não estava ‘conectado’ ao tema da reunião. Talvez estivesse em ‘outro planeta’. Mais tarde eu soube que ele não é eficiente, o que só confirmou as minhas suspeitas.

Existe uma correlação direta entre postura e eficiência, entre comportamento e resultados. Uma sempre levará ao outro.

Outra situação bizarra eu vivi numa feira de negócios, em São Paulo.

Eu vi gerentes comerciais de empresas importantes contando piadas em voz alta e fazendo brincadeiras maliciosas com moças que eram suas colegas de trabalho. 

Nada poderia ser mais inconsistente à função de gerente, especialmente num momento como aquele!

Indiferença, malícia e vulgaridade jamais deveriam fazer parte do comportamento de um gestor. Uma feira de negócios é o ambiente ideal para prospecção, desenvolvimento e fechamento de bons negócios. Requer atenção e utilização total de cada minuto.

Se o gerente é irresponsável a ponto de jogar oportunidades fora, como não será seu desempenho no dia a dia da empresa?

Volume de negócios é uma métrica importante, porém parcial. O complemento deste indicador consiste na competência e na capacidade de sensibilizar positivamente as pessoas em geral, os clientes e os funcionários. E o nome correto e justo disso é ‘atitude’.