carregando...
Profissão Atitude
ANTIPATIA DE GRAÇA: SUPERAR FAZ DIFERENÇA?
ANTIPATIA DE GRAÇA: SUPERAR FAZ DIFERENÇA?

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

A funcionária me abordou dizendo:  

- “Eu sei que a minha nova gerente não gosta de mim”.  

E eu respondi: 

- “Você nem a conhece. Como pode saber?”.

É difícil para qualquer indivíduo encarar seu “lado obscuro”. E todos nós temos um. Você também. É aquela área interna onde reside o modo de ser e de reagir que não nos agrada. Por isso nós o negamos ou o escondemos dos outros...  e até de nós mesmos. 

Quando nos deparamos com alguém que se parece conosco, sentimos um súbito desconforto. Começa com a sensação de ameaça. Então tendemos a rejeitá-lo. Depois vem o medo e a perda da espontaneidade porque fazemos tudo para não sermos revelados, julgados e criticados. 

E o momento seguinte? Nós o julgamos e o criticamos. Fizemos contra ele o que pensamos ter ele feito contra nós. Algo como:

- “Ele é a minha cara. E eu não gosto de ninguém que se pareça comigo”. 

Já passou por isso? Se você disser que não, é mentira. Apenas não tem consciência. Deseja superar? Vamos a uma receita prática e eficaz.

Primeiro: observe o que foi que você mais detestou nessa pessoa. 

Segundo: vasculhe em si até descubrir que você também possui aquela característica. 

Terceiro: trabalhe para transformar esse atributo negativo em  positivo. Ao conseguir, você verá que o ‘jeito dele ser’ já não o incomoda tanto. 

"Antipatia gratuita" ou "repulsão entre pessoas semelhantes" é, no fim das contas, uma excelente oportunidade de autoaperfeiçoamento.

No dia em que você for capaz de dizer: - “Este fulano é a minha cara e por isso não gostei dele”, então você estará maduro para ser seu colega de trabalho ou talvez até um grande amigo dele. 

O mais importante, contudo, é você sair disso melhor do que entrou.