carregando...
Profissão Atitude
Agilidade no topo das competências
Agilidade no topo das competências

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Hoje eu quero considerar  algo muitíssimo importante que aprendi num dos sábados recentes, quando estudava uma passagem da Torah, a Bíblia do meu Povo.

Uma das qualidades mais destacadas do patriarca Abraham – algo que talvez seja novidade pra você, assim como foi para mim – era a agilidade.

Surpresa! 

Pelo menos eu sempre imaginei Abraham como um velhinho, com longas barbas, segurando um  cajado em que apoiava seu caminhar e movimentos lentos. Muito pouco além desta imagem mental! 

A Torah conta que, em certa ocasião que teve de desempenhar uma tarefa de enorme responsabilidade, ele levantou-se muito cedo,  providenciou todos os detalhes e partiu o mais rápido a fim de cumpri-la. 

Pare e pense ‘como’ e ‘quanto’ é crucial ter a agilidade no topo das competências. O desafio encontra-se no fato de ser uma qualidade um tanto contrária à natureza humana – dada ao relax e à procrastinação.  Para adquiri-la, portanto, temos de investir um esforço similar ao da musculação ou de uma dieta para perda de peso.

O rei Salomão, o mais sábio dos homens, disse em seus provérbios que “um homem ágil em seu trabalho será requisitado por reis”. E também: “Passei pelo campo de um preguiçoso e depois pelo vinhedo de um irresponsável. Ambos estavam invadidos por ervas daninhas, raízes e a cerca de pedras estava toda destruída”.

Calar-se após o grande rei Salomão é recomendável, não? 

Serei breve em dizer, finalmente, que, se você e eu quisermos ter êxito nas nossas atividades, carecemos de agilidade como base de todas as características requeridas: eficiência, qualidade e foco.