carregando...
Profissão Atitude
Adote uma  rotina e salve-se do estresse
Adote uma rotina e salve-se do estresse

ABRAHAM SHAPIRO

Conheço gente que gosta de ter uma rotina diária bem definida. Outras chegam a estremecer quando pensam em ter um cronograma previsível de atividades. 

Mas se as pessoas não têm uma rotina para o dia, elas acabarão vivendo um aumento do estresse e da ansiedade, além de desequilíbrios, como falta de concentração e ausência de foco, o que compromete negativamente sua produtividade pessoal.

Esta é a conclusão de um estudo sobre o qual li na revista online da Universidade de Nova York. A autora é a Dra. Rachel Goldman, psicóloga e professora da Escola de Medicina.

Nos últimos dias, quando muitas pessoas têm trabalhado em casa ou enfrentam a perspectiva de um período desconhecido de desemprego, elas poderão descobrir que o isolamento e a falta de um cronograma de ações diárias podem causar desgastes, aflorar sentimentos de angústia  ou até dar saliência exagerada a problemas insignificantes.

Aqui vão algumas sugestões do que pode ajudar você a manter uma rotina e evitar que os seus níveis de estresse aumentem:

• Primeira: Concentre-se nas atividades que você pode controlar e que tomem um período de tempo que não seja longo demais.

• Segunda sugestão: Siga uma rotina que apoie a sua saúde, como um tempo dedicado a exercícios físicos, tenha hora de ir para cama e de levantar-se, horário para as refeições, um tempo para a leitura assim como para participar de algum curso online, além das tarefas normais do seu trabalho.

• Terceira: Priorize o que funciona bem para você em função de proporcionar qualidade de vida e que deixe uma sensação de utilidade – tanto nas tarefas que você gosta, como também entre aquelas que não o motivam muito.

Estruture o seu dia para aproveitar ao máximo os seus níveis de energia. Você fará mais e verá que é possível realizar todas as tarefas usufruindo de descanso e relaxamento.