carregando...
Profissão Atitude
A sabedoria é superior à simples prática
A sabedoria é superior à simples prática
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Participei de uma brincadeira sadia em uma empresa, no final do ano passado, na qual as pessoas deixavam numa caixa  dicas e conselhos práticos dirigidos a quem elas desejassem. O objetivo era sugerir coisas que ajudassem a viver melhor. Recebi vários conselhos muito legais. Selecionei seis para compartilhar com os meus leitores:

- Em seu tempo livre, evite a rotina sempre que possível. Varie de restaurante, pratos, cinema, música etc.

- Pratique um esporte incomum.

- Comece a ler um livro que não tenha sido indicado por ninguém. Dê a si mesmo o prazer de se surpreender.

- Conheça pessoas que não pertençam ao seu círculo de amigos.

- Deixe o celular em casa por algumas horas.

- Em vez de julgar, descubra. Confesso que me fizeram pensar.

Normalmente nós damos à experiência mais crédito do que ela de fato merece. Fazer é menos importante do que saber fazer. Isto é sabedoria.

Eu sempre soube que acumular conhecimentos não significa necessariamente adquirir sabedoria. Não poucas vezes, o efeito pode até ser contrário: a pessoa adquire um excesso de filtros que dificultam que ela veja a realidade.

O escritor irlandês Oscar Wilde escreveu uma frase intrigante: “Não sou jovem o suficiente para saber tudo”. Ele nos convida a recuperar a espontaneidade que tivemos um dia, quando não sabíamos tantas coisas e, portanto, carregávamos menos preconceitos.

Sabedoria é o que mais vale nesta vida. Conhecimento e experiência prática que não transformam para melhor é só perda de tempo.