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A RESPONSABILIDADE SOBRE OS NEGÓCIOS É TODA SUA
A RESPONSABILIDADE SOBRE OS NEGÓCIOS É TODA SUA

Abraham Shapiro

Se você está em vendas, preste atenção. Serei totalmente franco no que colocarei aqui. 

Quando algo dá errado na negociação com o seu cliente, você está ferrado, certo? Daí podemos concluir algo óbvio: todos os problemas do cliente são problemas seus! Então, pelo amor de D-us, nunca –  eu vou repetir: nunca – culpe perante o cliente as pessoas da logística, da expedição ou quem quer que seja por uma entrega atrasada ou qualquer outro problema.

Você é o vendedor! Então é você “sozinho” quem lidera o processo. Você é quem representa a empresa nesse momento. Na mente do cliente ele fala com você só porque você é a própria empresa diante dele. E não há como mudar isso. 

É claro que você tem o direito de tratar da situação diretamente com as "pessoas da logística" ou “da expedição”  se, de fato, elas erraram.  Mas diante do cliente jamais mencione essa gente. Ele não quer saber. 

Não transmita a sua ira para o cliente. Se o fizer, a sua reputação irá por água abaixo no mesmo instante.

Assuma a responsabilidade sobre o problema. Depois,  dê a melhor solução de modo a proporcionar o bem estar e a felicidade que ele busca todas as vezes que negocia com você, pois, o cliente fecha negócios com você, e não com a empresa ou a marca abstrata que você representa... por mais poderosas que elas sejam.