A PRÁTICA DA EFETIVIDADE GERENCIAL
Abraham Shapiro
“Ouça primeiro. Fale por último.” Esta lição é um legado dos maiores sábios da humanidade. Mas gosto de pensar nisso como uma regra de aplicabilidade altamente prática na vida corporativa repetida e confirmada por Nelson Mandela .
Uma das premissas de liderança do importante personagem sul-africano consistia em:
"Lidere, mas fique na retaguarda. Deixe que os outros acreditem que estão na liderança".
E ele mesmo explicou sua ideia: "Um tocador de gado conduz a manada de trás. Isto é a sabedoria da liderança. O papel de um líder não é dizer aos outros o que devem fazer, mas formar um consenso".
Em reuniões, Mandela deixava que todas as pessoas falassem. Só depois abria a boca para resumir calmamente as boas ideias apresentadas e, de modo sutil e delicado, incluía seu ponto de vista em relação ao tema assim como mostrava o caminho que gostaria de ver trilhado.
E seu ensinamento complementar é:
"Convença as pessoas a agir, mas faça-as acreditar que a ideia foi delas".
Um gerente eficaz será diferente de todos os demais excelentes gerentes em tudo. Sua personalidade será diferente, suas forças, fraquezas, valores e crenças. O único ponto comum aos outros é que faz as coisas certas acontecerem com ética e legalidade.
Ouvir primeiro para falar depois – com bom senso, consistência e consenso – é a grande lição rumo à efetividade.