A MAGIA E OS EFEITOS DE UMA ESTRATÉGIA BEM ELABORADA
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude
IBM é o nome de uma grande empresa mundial. O nome vem do inglês IBM - International Business Machines - cuja tradução ao português seria Máquinas Internacionais de Negócio.
Em 2002, Lou Gerstner se aposentou como CEO da IBM. A empresa cresceu cerca de 20 bilhões de dólares durante sua gestão de nove anos. Não preciso dizer quanto ele é invejado até hoje.
Quer saber quanto desse montante espetacular deveu-se ao “M” da IBM.... – que vendia computadores? Não se assuste. A resposta é: NADA. Zero. Ze-ro! Todo o crescimento da IBM veio de serviços.
De fato, foi durante a gestão de Lou Gerstner que a IBM tornou-se uma SOLUCIONADORA DE PROBLEMAS DE SISTEMAS. Eles identificavam dificuldades em sistemas e propunham soluções... que funcionavam. E funcionam até hoje!
A estratégia adotada por Gerstner foi regida por uma única inspiração ou pensamento. Ele dizia:
“Se você está voltado para commoditties, você não tem serviço”.
O significado simples desta filosofia é: fuja de ser commodity, de fazer commodity e de agir do modo óbvio. Isso não vale nada! Não teime em fazer o que todos já fazem. Faça diferente, de um jeito diferente, mas que resolva algum problema.
Descubra como ser ÚNICO e você, enfim, terá aberto um campo de oportunidades totalmente novo e inexplorado pela inteligência humana.
A recompensa por isso será, primeiro, a sua realização pessoal, e depois, um mérito reconhecido da sua empresa, produto ou solução. Não é tudo com que você sonha?