carregando...
Profissão Atitude
A ESCOLHA DE QUE O SUCESSO DEPENDE
A ESCOLHA DE QUE O SUCESSO DEPENDE

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

O segredo da vida é: “não pare de respirar”. E o segredo de qualquer negócio é:  “tenha atitude  e faça acontecer”.

Toda empresa depende do trabalho conjugado de pessoas. 

Ideia se cria. Projeto se desenha. Dinheiro se capta. No entanto, juntar pessoas para fazer resultados é uma ciência oculta, reservada a poucos. Talvez seja uma arte.

Qualquer estagiário de RH contrata gente para trabalhar. Ele junta pessoas, treina-as e põe-nas para desempenhar atividades. Mas o que se vê quando a coisa para por aí é uma autêntica e quase insolvível confusão. 

O que falta para que isso dê certo? O complemento desse esforço consiste em conduzir as pessoas à percepção de que suas limitações pessoais só serão superadas através da cooperação mútua junto de seus colegas.  Isso é que irá transformar, enfim, o grupo numa equipe. 

Você se lembra de quantos grandes técnicos passaram pela seleção brasileira de futebol desde 2014, quando o Brasil  levou de 7 a 1 da Alemanha? Só recentemente vimos um técnico transformar aquele  grupo de bons jogadores individuais  improdutivos  numa equipe de resultados. O nome dele é Tite.

Surpreender o cliente, cumprir processos, respeitar data de entrega e, como consequência disso,  ver o cliente comprar novamente são alvos que só atinge quem tem uma equipe movida por paixão e responsabilidade. E isto não é, absolutamente, trabalho do RH. É desafio do gestor mediante diretrizes claras e missão perfeitamente alinhadas às funções de cada um e do grupo, como um todo. Ótimo. Mas quem está disposto a enfrentar um desafio desta magnitude? Não me admira o caos e o baixo nível de produtividade que se registram em quase todas as empresas brasileiras.