carregando...
Profissão Atitude
A empresa como única opção de emprego dos familiares
A empresa como única opção de emprego dos familiares

Abraham Shapiro

Você pode fundar uma empresa e criar, logicamente, todos os cargos necessários para atingir seu objetivo de negócio. A coisa que você deve evitar com maior seriedade – e severidade –  é que ela seja vista como  única opção de trabalho para os membros da sua família.

Na medida que um indivíduo abre mão de seu sonho pessoal para trabalhar na empresa da família por falta de incentivo para buscar a opção que deseja, torna-se grande a probabilidade disto se converter em frustração. Esta frustração poderá ser a causa futura de desequilíbrios que resultem em disputa de poder ou até na ruína do negócio. 

A meta de qualquer processo sucessório deve ser o preparo dos herdeiros e do possível sucessor para a consciência de que a empresa não é uma máquina de realizar prazeres pessoais, mas sim uma sociedade composta por pessoas que não se escolheram mutuamente. A missão seguinte é separar com clareza os conceitos de família, propriedade e negócios.

A paz,  o entendimento e a harmonia da família, hoje e amanhã, não são ideais que se conquistam apenas rezando ou fazendo votos positivos. Dependem de educação organizada, da ação de profissionais competentes e de disciplina em doses certas, conforme cada situação requer. 

Se a sua empresa é familiar, a hora de começar a preocupar-se em saber o que se passa no pensamento de todos os membros do seu clã é AGORA. E é também o momento de dar os primeiros passos de uma jornada que deve e merece ser detalhadamente desenhada e calculada – pelo bem da sua descendência e  pelo bem da  própria empresa.