carregando...
Profissão Atitude
A diferença entre gerente e líder - segundo a minha visão
A diferença entre gerente e líder - segundo a minha visão
ABRAHAM SHAPIRO

Vai aqui, em rápidas palavras, a minha visão sobre a diferença entre gerente e líder.

Os gerentes trabalham para que seus funcionários façam o que fizeram ontem, mas um pouco mais rápido e um pouco mais barato.

Os líderes sabem para onde querem ir, mas entendem que não poderão chegar lá sem sua equipe, sem dar às pessoas que eles lideram as ferramentas para que algo extraordinário aconteça.

É a minha visão.

Há alguns meses, acompanhei o diretor de uma empresa que tinha ideia fixa em simplesmente demitir quem não correspondesse a suas expectativas. Ele não treinava, não desenvolvia os gestores a compreenderem suas diretrizes e nem dialogava com ninguém. Apenas humilhava as pessoas, gritava com todos nas reuniões – inclusive com os irmãos – e os demitia.

Preciso dizer que aquela empresa está enterrada em dívidas e à beira da falência? Tudo por impertinência de um sujeito baixo que nunca foi gerente, pensa ser um líder, porém, não consegue ser nada além de uma aberração mimada e com poder nas mãos. Um desastre personificado.

Gerentes querem autoridade. Líderes assumem responsabilidades. Nós precisamos de ambos. Apenas temos que ter cuidado para não confundir os papeis.

Só falta dizer uma coisa: que os líderes são escassos e, portanto, mais valiosos.