carregando...
Profissão Atitude
A COMUNICAÇÃO MAIS EFICAZ DO MUNDO
A COMUNICAÇÃO MAIS EFICAZ DO MUNDO

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Recebi esta história de uma querida amiga pelo Whatsapp.

Numa escola de elite, em São Paulo, acontecia uma situação incômoda e inusitada:  todos os dias as alunas beijavam o espelho do banheiro para remover o excesso de batom. O diretor andava aborrecido, pois, o zelador  tinha um trabalho enorme para remover as marcas. Mas, como sempre, dia após dia, lá estavam elas. 

Certa manhã, o diretor juntou o grupo de meninas no banheiro e explicou pacientemente quão difícil era limpar a sujeira  que elas faziam.  Foi uma palestra de uma hora. Envolveu lições de moral,  de comportamento e inclusive conceitos científicos. 

De nada adiantou.

No dia seguinte,  a farra estava registrada nos espelhos novamente. 

Mais um dia se passou e o diretor juntou as garotas com o zelador no banheiro. Desta vez, ele apenas pediu ao funcionário que demonstrasse como seu trabalho de limpeza era feito. 

O zelador  pegou um pano bem seco, molhou-o na água do vaso sanitário mais próximo e imediatamente passou sobre toda a superfície de cada um dos espelhos. 

Nunca mais apareceram marcas de baton! 

Moral da história: Informar é uma coisa. Ensinar é outra. Comunicar, no entanto, é o maior de todos os desafios. E em cada situação, o método fará toda diferença para se alcançar a eficácia.