carregando...
Profissão Atitude
A ARTE DE SABER  DIZER O QUE É PRECISO
A ARTE DE SABER DIZER O QUE É PRECISO

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Talvez você nunca tenha parado para avaliar quanta diferença faz na vida pessoal e profissional saber dizer “não”. 

Ouço queixas de executivos em empresas por suas vidas estarem dispersas e sem rumo. Eu sei o que acontece. Eles se sentem drenados pelos pedidos de tantas pessoas que aparecem à porta dizendo: “Tem um minuto?” É assim que um dia inteiro vai-se embora sem produzir fruto nenhum. 

Alguém, certa vez, fez menção a uma frase do Rei Salomão dizendo que a diferença entre o homem e o animal é nula. Quando eu fui pesquisar o texto original, em hebraico, descobri algo maravilhoso. Ao pé da letra, o mais sábio de todos os homens disse: “Pois a diferença entre o homem e o animal é ‘não’”. 

Então entendi a sabedoria por trás disso. Só o homem possui a faculdade de dizer “não”. Um animal diabético, por exemplo, não recusará comer doces. Um homem, se quiser, sim. 

Observe uma turma de estudantes colegiais. Aqueles que dizem “não” ao comportamento de manada do grupo são os que se tornarão líderes no futuro. Dizer não com consciência do que se quer ou do que se busca é poder. 

Aprenda a dizer “não”. E quando aprender, ensine aos demais à sua volta.

Disso depende a concentração no trabalho e nas demais tarefas que se empreende com uma finalidade. Quem se utiliza desta vantagem estará sempre pronto para as situações precárias que vão e vêm.

Você sabe que na vida é preciso saber o que se quer. Ter foco ao mesmo tempo em que se pretende atender tudo e todos quando lhes convém é impossível. Ou se diz “não” para as situações paralelas e difusas, ou tudo estará comprometido e, muitas vezes, sem chance alguma de recuperação ou reciclagem.