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7 CLÁSSICOS SOBRE CARREIRA QUE NUNCA DEIXARÃO DE SER REFERÊNCIA
7 CLÁSSICOS SOBRE CARREIRA QUE NUNCA DEIXARÃO DE SER REFERÊNCIA

Claudia Gasparini - Revista Exame - São Paulo

Quando tinha 15 anos de idade, Warren Buffett encontrou um livro na biblioteca de seu avô, assinado pelo orador e escritor Dale Carnegie. Desde então, "Como fazer amigos e influenciar pessoas", lançado em 1937, é citado pelo megainvestidor norte-americano como uma grande influência para sua vida e carreira.

Livros mudam vidas e quanto maior seu poder de influência, mais facilmente eles se estabelecerão como clássicos.

Nesta galeria, você verá 7 obras sobre carreira, liderança, riqueza e inteligência emocional que têm resistido ao tempo e servem como referência para especialistas e leigos.

Os títulos foram indicados pela coach Marie-Josette Brauer, presidente do Innovation Coaching Center. Confira 

1. "A ciência de ficar rico"

Autor: Wallace D. Wattles
Ano de lançamento: 1910

Wattles talvez seja o primeiro autor na História a expressar a ideia de que a riqueza pode resultar de uma certa maneira de pensar e agir, diz a coach Marie-Josette Brauer, presidente da Innovation Coaching Center.

O livro oferece coordenadas práticas, divididas em 17 capítulos, para vencer resistências mentais involuntárias e encontrar sucesso financeiro na carreira. 


2. "Como fazer amigos e influenciar pessoas"

Autor: Dale Carnegie
Ano de lançamento: 1937

Citado pelo megainvestidor Warren Buffett como uma importante influência em sua carreira, este clássico escrito pelo orador e escritor norte-americano Dale Carnegie serve como guia para melhorar as suas relações interpessoais em qualquer contexto.

Sucesso instantâneo nos anos 1930, o livro acabou vendendo 15 milhões de cópias pelo mundo. Segundo a coach Marie-Josette Brauer, o interesse é justificado: o livro de fato traz conselhos eficazes para desenvolver o poder de encantar e liderar os outros. Para Carnegie, apenas 15% do sucesso advém das competência técnicas. Os 85% restantes dependem da capacidade de expressar ideias e gerar entusiasmo nas outras pessoas.


3. "Pense e enriqueça"

Autor: Napoleon Hill
Ano de lançamento: 1937

O livro se debruça sobre as histórias de vida de diversos milionários norte-americanos, tais como Henry Ford e Thomas Edison, na tentativa de responder à seguinte pergunta: por que algumas pessoas são tão bem-sucedidas, e outras não? Essa investigação serve como subsídio para chegar a certas afirmações universais e atemporais sobre o sucesso.

Napoleon Hill fala com propriedade sobre dinheiro e poder: ele foi conselheiro de dois presidentes dos Estados Unidos e contou com a parceria de Andrew Carnegie, uma das pessoas mais ricas de seu tempo, para concluir o livro. Após a leitura, é fundamental fazer os exercícios propostos pelo autor, recomenda a coach Marie-Josette Brauer.


4. "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes"

Autor: Stephen R. Covey 
Ano de lançamento: 1989

Desde sua publicação no final dos anos 1980, o livro vendeu mais de 20 milhões de cópias e se tornou o audiobook de não-ficção mais vendido na história nos Estados Unidos.

Na obra, são apresentados os princípios éticos definitivos que conduzem à independência na vida pessoal e na carreira. Segundo o autor, quem costuma praticar os 7 hábitos descritos em sua obra tem uma rotina mais feliz, saudável e produtiva. O trabalho de Covey produziu um dos livros de carreira mais influentes de todos os tempos, segundo publicações como Time e Forbes.


5. "Inteligência emocional"

Autor: David Goleman
Ano de lançamento: 1995

Psicólogo, escritor e jornalista, David Goleman é considerado um dos maiores expoentes do mundo no estudo da inteligência emocional e suas aplicações dentro do universo corporativo.

Nesta obra seminal, ele argumenta que as competências não-cognitivas, ligadas ao comportamento e ao relacionamento interpessoal, importam tanto para o sucesso quanto o celebrado QI. “O livro revela uma nova definição de inteligência, com base no autoconhecimento e no respeito ao próximo”, diz a coach Marie-Josette Brauer.


6. "A estratégia do oceano azul"

Autor: W. Chan Kim and Renée Mauborgne
Ano de lançamento: 2005

Este livro tem pouco mais de 10 anos de idade, mas já pode ser considerado um clássico sobre estratégia. Escrito por dois professores da escola de negócios INSEAD - cujo programa de MBA foi considerado o melhor do mundo em 2015 pelo "Financial Times" - ele apresenta uma metodologia para criar o seu próprio espaço estratégico, seja você um profissional ou uma empresa.

Para neutralizar a ameaça da concorrência, o segredo é criar “oceanos azuis”, isto é, espaços de crescimento que ainda não foram descobertos pelos demais. Neste livro, indicado pela coach Marie-Josette Brauer, os autores explicam como fazer isso, com base numa pesquisa feita com 150 pessoas em 30 setores de atuação.


7. "O monge que vendeu sua Ferrari"

Autor: Robin Sharma
Ano de lançamento: 1997

Neste best-seller de ficção, o personagem Julian Mantle é um advogado bem-sucedido e vaidoso que decide jogar tudo para o alto para fazer uma viagem espiritual pela Índia. Seu disciplinado assistente, John, fica perplexo com a decisão do chefe - mas sua surpresa é ainda maior quando ele finalmente regressa da aventura esbanjando sabedoria, força e jovialidade.

A história é uma metáfora sobre a importância da disciplina para o sucesso e para  o bem-estar, afirma a coach Marie-Josette Brauer. Escrito pelo canadense Robin Sharma, o livro também propõe um olhar mais leve, sereno e alegre sobre o trabalho.