carregando...
Profissão Atitude
3 conceitos super importantes para gestão e liderança
3 conceitos super importantes para gestão e liderança

ABRAHAM SHAPIRO

O que é um objetivo? É um resultado que desejamos alcançar. Isto é fácil. Difícil, quase sempre, é responder: ‘Como atingir um  objetivo?’ A resposta profissional deve ser: - ‘Por meio de uma estratégia’.

Então vamos organizar estas ideias porque são conceitos importantes.

Estratégia é um plano projetado ou desenhado para prever recursos necessários e ações a fim de que um objetivo seja atingido em determinado prazo. 

Toda estratégia se expressa através de um ou vários planos de ação. E cada plano de ação é posto em prática por meio de TÁTICAS. Então entenda esta palavra. ‘Tática’ é a manobra que concretiza ou realiza os itens que foram planejados na estratégia.

Vamos fazer um resumo. 

• O objetivo nasce na mente. 

• A estratégia se desenha num ambiente de troca de ideias e de análise. 

• As táticas são as ações, o esforço e as manobras para fazer o que a estratégia estabeleceu.

Enquanto a estratégia é a planta do que será construído, as táticas são as manobras da construção. Toda tática deve necessariamente ser objetiva e mensurável. Sabe por quê? A cada passo é preciso saber o grau de acerto ou desvio do objetivo, do alvo. Quando se distancia do caminho que leva ao objetivo, deve-se determinar a correção imediata para que o rumo seja retomado.

O mais importante é: quanto mais clara e correta for a estratégia, mais fácil será saber quais táticas irão executá-la, com menos pressão e maior objetividade.