carregando...
Profissão Atitude
Você está se desenvolvendo?
Você está se desenvolvendo?
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Eu não sei se você lê livros de administração, marketing e outros assuntos relacionados a negócios. Se sim, parabéns porque apenas 4 ou 5% dos executivos e empresários leem. A maioria dos demais segue a intuição ou a manada a sua volta. Talvez isso explique o caos em que eles e suas empresas vivem a maior parte do tempo.

No entanto, sem ser radical,  sou obrigado a revelar que boa parte do que se encontra sobre negócios nas estantes das livrarias é água com açúcar, isto é, sem nenhum efeito. Mas há autores para os quais qualquer um deveria levantar-se em respeito. Um deles é Russel Ackoff – uma verdadeira e autêntica referência.

Russell Ackoff  foi um sábio da administração. Seus textos são tudo o que qualquer gestor deste planeta devia conhecer desde o início da carreira. Um dos mais interessantes é o que trata da diferença entre crescimento e desenvolvimento. Ao contrário do que as pessoas pensam, estes dois conceitos não sinônimos, contradizendo também os melhores dicionários.

Segundo Ackoff, os aterros sanitários e os lixões estão crescendo em todo o mundo. Os cemitérios também. Mas não se desenvolvem. No entanto, Albert Einstein continuou a se desenvolver  depois que parou de crescer. Mozart e Schopenhauer igualmente.

Desenvolvimento é aumentar a perspectiva de futuro, ou seja, agir de modo a ampliar as chances de resultados positivos de agora em diante.

Eu suponho que você já tenha parado de crescer.  Neste caso, cabe perguntar: “Você tem se desenvolvido?” Pense bem e tome uma atitude a respeito.