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Profissão Atitude
Você deve confiar em pesquisas?
Você deve confiar em pesquisas?
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Jack Trout é um “papa” do Marketing. Ele ensina a não se encantar com pesquisas, especialmente as que dizem ser a sua empresa a primeira em ‘sei lá o que’. Está em seu livro “O Líder Genial”:   “Estude tudo o que existe sobre pesquisa e você verá que o gasto incrível que já se fez com isso não ajudou a maior parte das empresas que hoje estão cheias de problemas... ou quebradas”.

Sabe por quê? Com a palavra os especialistas: “as pessoas falam de um modo, mas agem de outro”. Se perguntar por que alguém comprou algo, a resposta raramente será verdadeira ou útil.

No entanto, muitos dos que atuam em Marketing precisam de um argumento que justifique seus devaneios. Aí as agências de pesquisas fazem fortuna.

Aqui vão dois exemplos que ilustram o exposto.

Uma empresa pesquisou sobre liquidificadores nos EUA. Pedia aos consumidores que se lembrassem de todas as marcas possíveis. A General Electric foi a segunda mais lembrada e na data da pesquisa já não fabricava liquidificadores há mais de 20 anos.

Pesquisadores da DuPont pararam cinco mil mulheres a caminho do supermercado e perguntaram quais itens e marcas elas iam comprar. Ao checar as compras das mesmas mulheres na saída do supermercado, apenas 30% haviam comprado a marca mencionada anteriormente. As demais compraram outras marcas.

Conclusão. Seja prudente antes de festejar que a sua marca tenha sido a mais lembrada. Isto não garante que os clientes irão comprá-la. Pegue o trofeu e o certificado que lhe deram numa cerimônia que você pagou uma nota para participar e exponha na recepção pra que todos vejam. Mas depois disso, trate de trabalhar duro, porque este ainda é o único modo de fazer resultado.