carregando...
Profissão Atitude
VER A CRISE DESDE OUTRA ÓTICA
VER A CRISE DESDE OUTRA ÓTICA

Abraham Shapiro

Os últimos três anos neste País dão a impressão de que passou um tsunami por aqui.  

Primeiro vivemos quase uma década achando que “tudo era possível”. Agora, chegamos ao tempo em que "alguns vão longe demais para conseguir uma oportunidade magra”. 

A causa é lamentável. Muita gente infringiu a lei e a ética. Egos se projetaram de modo bizarro. No fim das contas espera-se que todos eles sofram as penas legais.

Eu quero ter olhos para ver algo muito bom e grande em curso a despeito da crise. E isso está além das notícias. 

Estamos redescobrindo o jeito de criar valor nos negócios e de construir uma carreira profissional. É a redefinição do conceito de empresa.

Vivemos algo semelhante a cerca de quinze anos. Você se lembra da remuneração dos executivos na primeira década de 2000? Aquilo se tratava de uma farra irresponsável à qual deu-se o nome de “cultura”. Cultura uma ova! Foi pura falta de juízo.

Agora, precisamos aproveitar esta crise econômica para estabelecer as nossas empresas sobre bases consistentes. Uma das medidas, sem nenhuma dúvida, adentra o RH. Mais do que buscar talentos técnicos, precisamos nos preocupar com o comportamento de quem trazemos para dentro das nossas organizações. Devemos entender como estas pessoas agem sob pressão, como atuam quando os recursos são reduzidos ou escassos, como decidem e se relacionam debaixo de exigências elevadas, como processam a responsabilidade quando o entorno parece derreter. É por aí que devemos eleger quem irá compor a nossa equipe de trabalho daqui em diante. 

O tempo atual é uma epifania que traz evolução e inspira a redefinição. Não perca esta oportunidade.