carregando...
Profissão Atitude
Uma profecia que se realiza
Uma profecia que se realiza
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal profissão Atitude

O pesquisador israelense Dov Eden pesquisa um tema curioso. Quanto mais as pessoas acreditam em determinada coisa, maior influência elas exercem para que isto aconteça. Este fenômeno se chama Profecia Auto Realizável.

Profecia Auto Realizável é um prognóstico individual que, ao se tornar crença, influencia sua própria realização. Se você espera ou acredita que algo irá acontecer e age como se esta previsão fosse real, ela acontecerá.

Um professor com visão positiva de seus alunos tende a estimulá-los a serem bons e possivelmente eles produzirão melhores resultados. 

Douglas McGregor levantou a Profecia Auto Realizável em um famoso estudo sobre gestão em 1960. Ele mostrou que, se um chefe espera mais de seus colaboradores, receberá mais deles, e vice-versa. Ele irá tratar seus subordinados em conformidade ao que espera. Assim, ele preenche suas expectativas com o que deseja que aconteça. Ao esperar mais, ele recebe mais. É claro que o pré-requisito, neste caso, é que os colaboradores sejam capacitados.

Chamo a sua atenção para o bem que é possível alcançar com essa ideia quando investida em educação, gerenciamento e em outras áreas da vida.  O problema é que ela também pode funcionar ao contrário.  E é o modo como muita gente a utiliza, infelizmente.

Encontrei no Livro de Jó, da Bíblia, um pensamento que confirma isso: “Pois aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece”.

Sabedoria milenar. Que tal começar a empregá-la no seu desenvolvimento pessoal e para ajudar os que estão com você?  Pense coisas boas, creia nelas e tudo será bom.