carregando...
Profissão Atitude
UMA HORA PARA O PLANEJAMENTO
UMA HORA PARA O PLANEJAMENTO

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Princípio dos mais práticos para qualquer área:

“Uma hora de planejamento economiza três horas de execução.”

Poucas pessoas acreditam nisso. Elas pensam que não têm tempo para esta “hora de planejamento”. Como consequência, perdem-se em meio aos problemas de ontem e de hoje  que, curiosamente, foram causados pela falta de planejamento. Você as verá de lá para cá no escritório reagindo à crises e ‘apagando incêndios’.

O trabalho planejado traz propósito para o que será feito. Sem ele, a pessoa sofre de uma forma estranha de falta de intenção sem saber aonde está indo nem o que, de fato, está fazendo.

Uma reunião planejada com cuidado pode eliminar um terço do tempo que se leva para solucionar os males do improviso e corrigir gambiarras.

O meu amigo Paulo Barion gerenciava a equipe de vendas de uma indústria de embalagens. Seu sucesso era modesto. Certo dia, ele descobriu o princípio do trabalho planejado e passou a aplicá-lo. Passou a  dedicar duas horas de seu fim de semana planejando a semana seguinte.

Ele me disse:

-  “Isto fez toda a diferença do mundo: aumentou o meu domínio sobre um volume de trabalho três vezes maior do que antes e  me deu mais controle sobre todas as minhas obrigações. A semana passou a ser minha.”

Eu tenho certeza disso!

Quando o trabalho tem propósito e medidas claras, é impossível ficar perdido. O trabalho planejado é o que motiva a produzir mais e a preocupar-se menos.