carregando...
Profissão Atitude
Um dos pecados que afundam as empresas
Um dos pecados que afundam as empresas

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Maus hábitos ‘liquidam’ pessoas... e podem levar qualquer bom negócio a evaporar como éter num frasco aberto.

Eu me lembro que em 2016, as vendas  de uma empresa de porte médio iam mal. Então eles realizaram um investimento importante na implantação de uma central de pesquisa de satisfação de clientes que clareou muitos problemas ocultos até então.  O redirecionamento técnico e comercial que conseguiram com essas pesquisas promoveu mudanças significativas no cenário e os resultados começaram a aparecer.

Então, assim que tudo melhorou e o cofre se encheu novamente, a pesquisa passou a segundo ou terceiro plano. Os atrasos nas entregas voltaram junto das perdas na qualidade dos produtos e, como é fácil imaginar,  a opinião dos clientes já não mais importava. Todos estavam fascinados com o crescimento das vendas e acreditavam que o show continuaria. Quando questionado, o diretor declarou: “Eu não estou e nem fico preocupado. O mercado compra tudo. É só a gente produzir”.

Vou direto ao ponto.  Pessoas perdem a sensibilidade por causa de seus vícios. Empresas se autodestroem também por eles, mesmo quando os números causam sensação de prosperidade.

Cuidado com aparências e impressões imediatas. A raiz dos maiores problemas corporativos geralmente é profunda demais. Localizá-la a fim de resolver é tarefa que não requer somente caráter e visão. Requer a parcela de sensibilidade que se esvai com os vícios arrogantes.