carregando...
Profissão Atitude
TODOS CURRÍCULOS SÃO LINDOS
TODOS CURRÍCULOS SÃO LINDOS

Abraham Shapiro

Outro currículo tentador chegou-me às mãos. E lá fui eu, cheio de esperanças, avaliar o candidato, já que sempre há lugar para bons talentos nas empresas a que dou consultoria.

Este tinha curso superior, inglês intermediário, MBA em Marketing, treinamentos  e uma trajetória maravilhosa de vendas em grandes empresas.

Marcamos um café e, de cara, comecei questionando-o sobre sua gestão do tempo. Quando ele disse que sempre utilizou as segundas-feiras para se planejar e as sextas para preencher relatórios, eu arrepiei.  Talvez um general de exército com a missão de invadir um país da Europa precisasse de um dia para planejar a ação. Mas gerentes que dizem consumir as oito horas de um dia para isso devem estar mentindo em 70 ou 80% do total declarado. E para relatórios vale a mesma lógica. 

Ele não é organizado. E as respostas provaram que é um TQQ, termo que se usa para denominar  quem trabalha somente às terças, quartas e quintas-feiras.

Passei a avaliar o Marketing.  Ele era MBA numa universidade Top-5 do país. Mencionei Philip Kotler. Ele disse bravamente – quase com algum orgulho – nunca ter lido texto algum deste autor.  Lembrei-me do desabafo de um amigo que, cursando MBA nessa mesma instituição, disse que 60% dos inscritos não comparecem às aulas, pagam pelos trabalhos e colam nas avaliações. 

Perguntei sobre os fantásticos números de vendas que constavam em seu currículo. Ele tentou enrolar novamente, mas eu já estava com ouvidos semicerrados por não aguentar mais tantos “efeitos especiais”.

Eu agradeci e o dispensei. Paguei os cafés e depois orei a D-us por piedade a todos os RH’s com a ingrata  missão de preencher vagas importantes das empresas frente à paupérrima qualidade dos candidatos que andam por aí. Tem gente incompetente demais neste país. Mas os currículos.... são todos lindos!