carregando...
Profissão Atitude
TIRINHAS DO ABY #6 - ESFORÇO
TIRINHAS DO ABY #6 - ESFORÇO

Abraham Shapiro

Vou proclamar algo valioso: você tem um valor próprio e uma existência potencialmente plena de significado. Desde o nascimento você tem direito ao auto-respeito. Mas deve saber que, mesmo tendo um valor intrínseco inato, ao longo da vida quanto mais você realiza coisas boas através do seu esforço, maior você se torna.

Preste atenção à palavra esforço. Segundo a ciência,  é um parâmetro quase impossível de ser medido. Consequentemente, ele é desprezado.

Mas o  sucesso verdadeiro é resultado do crescimento interior e do esforço demandado para alcançá-lo. Um sábio disse: "De acordo com o esforço é a recompensa".

O sucesso de uma ação ou atitude, por exemplo, pode não ser visível aos olhos físicos. Mas um de seus grandes significados pode ser moral ou ético. 

Nós nunca sabemos as circunstâncias reais com que outra pessoa tem de lidar em sua trajetória de vida. Não podemos ver se ela é naturalmente calma ou se tem que lutar contra um temperamento explosivo; se nasceu com uma inteligência brilhante ou se tem de superar barreiras difíceis para raciocinar, e assim por diante.

Daí ser é um erro grave medir o valor de alguém pelo sucesso externo ou visível.

Assim, não importa onde você se encontra na escada, mas como você escalou os degraus que ficaram para trás. Esta sim deve ser a sua orientação.

O resultado não é apenas o que se vê. Antes de qualquer coisa,  o que determina o sucesso é como se lida com as circunstâncias.

As situações em que nos encontramos nem sempre estão sob nosso controle. Na realidade, a única coisa sobre a qual realmente temos controle é o esforço que empreendemos para alcançar o que buscamos. Quanto mais esforço fizermos para nos tornarmos boas pessoas, mais auto-respeito geramos.

A sociedade diz que você tem sucesso se  tiver o que mostrar fisicamente. Até então, você é um 'Zé Ninguém', ou vítima da "má sorte".

Mas não podemos esquecer que o nosso sistema interior está programado de um modo diferente. O autorrespeito é determinado pelo quanto nos esforçamos. Quanto mais você sabe que está se esforçando, mais você consegue ter prazer de viver... e maior é o respeito que tem por si próprio.

Assim, não se preocupe com o resultado enquanto você está atuando. Concentre-se no esforço. Dê tudo de si. E saiba, sem se esquecer um só instante, que se você estiver fazendo o melhor que pode, você já é um sucesso!

Nós não precisamos provar nada a ninguém. Temos sim, que colocar o foco máximo sobre o esforço que podemos investir de modo efetivo a fazer o que é preciso ser feito, na hora em que é necessário. Mesmo que as coisas não funcionem como esperamos, precisamos atingir o profundo conhecimento de que demos o melhor de nós.