carregando...
Profissão Atitude
SIMPLIFIQUE
SIMPLIFIQUE

Abraham Shapiro

O físico Albert Einstein disse: 

“Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, porém, não mais simples do que isso”. 

Muita gente importante aconselha a simplicidade. 

O autor do romance “O Pequeno Príncipe”, Antoine de Saint Exupéry, escreveu: 

“A perfeição não é alcançada quando já não há mais nada para adicionar. Ao contrário. Quando já não há mais nada que se possa retirar”.

A regra é: mantenha tudo simples. Esta parece ser a receita do suceso. Mas acontece que não podemos confundir simples com fácil. Simplicidade nem sempre se traduz em facilidade.  Por exemplo, as regras do Jogo de Xadrez podem ser muito simples. Já, conhecer e desenvolver estratégias para se tornar um campeão é tarefa difícil e  exige grande esforço. 

Existe um caminho para simplificar com sucesso. Consiste em descartar as hipóteses ou explicações que, em igualdade de condições com outras, possuam maior número de pressuposições. 

Vou explicar.

Digamos que você tenha três alternativas diferentes e precise escolher uma. Qual eleger? Aquela que se apóie no menor número de suposições. Motivo? Quanto mais se sustenta qualquer cenário sobre suposições, maiores são as chances de erros e falhas. 

A simplicidade existe na proporção de sua proximidade aos fatos objetivos ou objetividade e à verdade, ou seja, como realmente são.