carregando...
Profissão Atitude
SER PROFISSIONAL
SER PROFISSIONAL

Abraham Shapiro

As cadeias estão abarrotadas de religiosos que pregavam honestidade,de políticos que se apresentavam como “senhores da ética”... e de empresários que dizem nunca ter usado a corrupção para fazer negócios.

Eu ouço pessoas afirmarem: “Eu sou profissional”.

Você tem todo o direito de se julgar profissional porque tem um diploma ou uma identidade emitida por um conselho federal. Mas atualmente, estes documentos nada revelam sobre a sua real capacidade de desempenho. E profissionalismo é desempenho... com qualidade.

Não depende de  você proclamar-se profissional. Aliás, o que estou tentando dizer é que “eu sou profissional” é outra expressão que, atribuída a si mesmo, desperta a suspeita de não ser verdade.

O que determina se você é profissional ou não são, no mínimo, quatro parâmetros distintos.

Primeiro: a qualidade do seu trabalho. 

Segundo: o tempo de entrega ou o tempo de execução do que você faz. 

Terceiro: o tratamento que você dispensa no atendimento a todos os envolvidos no processo. 

Quarto: a satisfação do seu cliente ao receber o produto ou serviço.

Não faz parte desses parâmetros itens como: honestidade, clareza, sinceridade e outros, afinal, trata-se do mundo real.... e não numa campanha política brasileira.

A única coisa que não faz diferença alguma no conceito do “profissional” é a sua opinião.

Esta é a dica básica. Se você está em vias de proclamar-se profissional sobre si mesmo, controle-se, não diga nada e reveja os seus conceitos, pois é bem provável que você ainda não o seja.