carregando...
Profissão Atitude
SER PRÁTICO É A CHAVE PARA SER BOM NO QUE FAZ
SER PRÁTICO É A CHAVE PARA SER BOM NO QUE FAZ

Abraham Shapiro

Um gerente que não é prático não é gerente. 

O gerente é um profissional que domina a execução. Qualquer  conhecimento lhe será  inútil até que seja traduzido em ação. O mesmo se dá com qualquer profissional.

Mas antes de entrar em ação, o gerente planeja seu curso. Ele se dedica a pensar sobre: 

- os resultados que deve alcançar,  

- as restrições quepoderão surgir, 

- as revisões a serem feitas ao longo da execução e 

- como ele vai gastar seu tempo.

E sabe o que é mais importante? Ele sabe exatamente quais contribuições a empresa espera dele nos próximos 12, 18 ou 24 meses, isto é: quais resultados ele se comprometeu  buscar e realizar.

Ele conhece os prazos muito bem.

E de posse de todos esses conhecimentos, ele então determina o caminho a percorrer para alcançar seu compromisso  com ética,  de acordo com a lei e de modo perfeitamente compatível  com a missão, visão e valores da organização. 

Um Plano de Ação é uma declaração de intenções. Não é e não deve ser uma camisa de força. Ele terá de ser revisto muitas vezes ao longo de sua execução porque cada sucesso cria novas oportunidades, assim como qualquer falha. Além disso, o ambiente de negócios pode mudar,  ou o mercado, as pessoas dentro da empresa e muitas outras variáveis.  E por isso, o plano muda.

A  indispensável a respeito de Plano de Ação é que ele é a base para a gestão das atividades ao longo do precioso tempo do executivo. 

Napoleão Bonaparte dizia que nenhuma de suas batalhas bem-sucedidas seguiu seu plano. No entanto, ele planejou cada uma delas muito mais meticulosamente do que qualquer outro general antes dele. 

A lição é: sem um plano de ação, o executivo se torna um prisioneiro da eventualidade.  E isso tem dois significados: inferno ou derrota.