carregando...
Profissão Atitude
SEJA PROFISSIONAL ANTES DE TUDO
SEJA PROFISSIONAL ANTES DE TUDO

Abraham Shapiro

Grande número de jovens acadêmicos me procura para aconselhamento de carreira. Eu gosto. Mas observo que o despreparo com que eles chegam é crescente a cada ano.

Uma comunicativa jovem aproximou-se de mim, manhã dessas, no café, e foi direto ao assunto:

- Professor Shapiro, eu concluí o curso de Administração e comecei um MBA. Quero tornar-me consultora e palestrante de negócios. O que o senhor me aconselha a fazer para conseguir isto?

Eu parei por um segundo e respondi algo que possivelmente a tenha decepcionado. 

- Você deve trabalhar na sua área por pelo menos dez anos -  eu disse. Ler tudo o que for possível e convertê-lo em prática. Se for eficiente, então você terá massa crítica para começar a falar, ser ouvida, e talvez aplaudida!

Então ela propôs:

- E se eu fizer aquele curso de palestrantes em S. Paulo. 

- Neste caso –  eu falei – talvez você deva seguir a carreira de atriz, porque para ser consultora e palestrante em negócios, estará faltando o mais importante: fazer negócios e produzir resultados verdadeiros.

Uma palestra não é uma representação teatral, mas um compartilhamento.

Treinamentos empresariais, consultoria, coaching executivos e tudo o que atrai jovens ávidos pela fama e dinheiro fácil, nos dias de hoje, são áreas cuja performance exige muito estudo e exagerada prática. Não é só interpretação artística, nem memorização. Antes e principalmente, uma palestra deve ser a expressão do domínio de um conteúdo adquirido com esforço e exercício. Domínio, eu disse.  É expertise adquirida, e não desejo.

Convido você a não contratar pessoas  que chegam à sua empresa oferecendo serviços aleatórios... por mais barato que sejam. Mande-os trabalhar antes de quererem aplausos e o seu dinheiro.