carregando...
Profissão Atitude
RICO É QUEM TEM TEMPO
RICO É QUEM TEM TEMPO

Abraham Shapiro

O que acontece quando você sabe que terá uma semana para concluir uma tarefa que demandaria, digamos, no máximo duas ou três horas?

Depende de quem é você.

As pessoas desorganizadas verão, a princípio, essa tarefa como difícil e complicada. Isso é o que as faz expandir o tempo de que necessitam. Assim, o que levaria três horas irá ocupar exatamente a semana disponível. 

O nosso trabalho quase sempre se expande até ocupar todo o tempo que disponibilizamos para sua realização. E quando isso ocorre, a tendência da qualidade é que seja ruim. 

Se fosse feito nas três horas, com planejamento, foco e cuidado, todo o tempo restante poderia ser empregado para correções e melhoria. 

Mas o que se passa é uma confusão mental causada pela desorganização. Ela impede o indivíduo de ser eficiente. 

Como resolver isso? 

Faça ao contrário todo o cenário que eu usei para descrever esta situação. 

Planeje o que será feito, organize-se e então realize o trabalho o quanto antes possível. Você poderá gastar uma ou duas horas a mais, porém, estará com a tarefa pronta e terá tempo, ainda, para revisão e entregá-la, talvez, antes do prazo.

Não aumente a conta do tempo. Ao contrário, reduza. O cérebro funciona melhor com desconforto e com prazo comprimido.  

E mais: pare de achar tudo difícil de antemão. Analise.  Facilite. E depois simplifique.