carregando...
Profissão Atitude
Remar juntos
Remar juntos
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Certa vez eu participei de um treinamento de uma semana para executivos, do tipo acampamento à beira de um rio. Uma das atividades consistia em sermos obrigados a carregar um bote para todo lugar aonde íamos. Corríamos para cima e para baixo curvados debaixo de seu peso. Remávamos sem parar no rio em busca de atingirmos a nossa meta. Éramos sete homens numa equipe, todos trabalhando juntos para levar o bote ao destino.

Eu aprendi algo fantástico naquela atividade. 

Vez ou outra, um dos membros da tripulação estava incapaz de se doar 100%. Eu mesmo, que nunca tive boa forma física, me sentia às vezes exausto ou abatido por causa de um resfriado. Nesses períodos, os outros assumiam a responsabilidade, remavam com força máxima, mergulhavam seus remos mais fundo e me davam um pouco de suas rações para me dar uma força extra. E, quando era a minha vez, eu devolvia o favor.

Aquele pequeno bote de borracha nos fez perceber que nenhum de nós conseguiria aguentar o treinamento sozinho. Nenhum de nós seria capaz de combater sozinho.

No fim de todas as contas, todos nós precisamos de quem nos ajude a enfrentar dificuldades em tempos difíceis. Desfazer-se de quem quer que seja não é só insalubre;  é estupidez!

A grande lição que ficou gravada profundamente em mim é: "Se você quer mudar o mundo… se você quer levar a sério a sua vida, você não conseguirá totalmente até que encontre alguém que o ajude a remar."