carregando...
Profissão Atitude
PRONTIDÃO: O QUE É E COMO CHEGAR A ISSO
PRONTIDÃO: O QUE É E COMO CHEGAR A ISSO

Abraham Shapiro

Prontidão é a soma de duas situações que devem ocorrer simultaneamente:  “ter uma habilidade”  e   “estar disposto a desempenhá-la”, sendo que qualquer habilidade só se desenvolve com capacitação e dedicação prática.

Portanto:

Prontidão = { ter uma habilidade} + { estar disposto a desempenhá-la}

Se uma pessoa tem uma habilidade, mas não tem disposição para usá-la, não está “pronta”. Igualmente, se estiver disposta, mas  não tiver a habilidade requerida para isso, também não estará “pronta”.

A atriz Gloria Pires estreou como comentarista da entrega do Oscar na transmissão pela TV Globo, há poucos dias. Neste programa ela tornou-se, através da Internet, o maior exemplo de falta de prontidão para o que propôs-se a fazer!  

Na cerimônia que premiou Leonardo DiCaprio e abordou o racismo, a atriz caiu na graça dos internautas e virou meme durante a transmissão do Oscar, indo parar nos assuntos mais comentados do Twitter e do Facebook na madrugada de 29 de fevereiro.

É claro que ela não gostou. Veio a público manifestando-se e até dando uma justificativa ou desculpa que seja. Mas a impressão negativa ficou. Para sempre.

E esta é a grande lição a ser aprendida e aplicada no dia a dia por tods, não em prejuízo da atriz, mas em benefício ou lucro seu e meu: “Prepare-se. Não faça uma apresentação, palestra, entrevista, debate, o que for, sem se preparar até  sentir-se pronto.” 

É como diz o sábio ditado: “Mais vale uma palavrinha antes que dois palavrões depois.”