carregando...
Profissão Atitude
POR ONDE COMEÇAR UMA GRANDE MUDANÇA NA VIDA?
POR ONDE COMEÇAR UMA GRANDE MUDANÇA NA VIDA?

Abraham Shapiro

Sempre que você define ou decide qualquer situação, ela passa a se realizar pouco a pouco. 

Leia a frase acima novamente, por favor. Ela é muito séria.

As definições da sua vida influenciaram e influenciam gradualmente a sua personalidade. 

Isto não é mais uma das tantas besteiras encontradas em livros de autoajuda.  Foi objeto de estudo de dois grandes sociólogos americanos do século XX – William e Dorothy Thomas –  e ficou conhecido como “O Teorema de Thomas”.  

Vaja o que eles disseram:  “Se as pessoas definem uma situação como real para si, ela se torna real em suas consequências.” 

Graças à tendência natural que o ser humano tem de interpretar tudo de modo subjetivo, as nossas atitudes acabam sempre afetadas por essa interpretação.  Seria diferente se fôssemos mais objetivos frente aos fatos e ocorrências.

Sabe o que acontece com pessoas doentes que recebem um comprimido de açúcar ou farinha em lugar de remédio e são informadas que aquilo é importante para seu tratamento? Muitas delas apresentam curas espetaculares. Isto, aliás,  faz  parte do método de pesquisa de produtos farmacêuticos e chama-se “Efeito Placebo”.

Outro exemplo vem da crise do petróleo de 1973, chamado "Pânico do Papel Higiênico". O boato de uma súbita escassez de papel higiênico devido à queda na importação de petróleo levou as pessoas a estocarem este produto em suas casas. A corrida logicamente causou sua escassez. E a escassez levou todo mundo a validar o boato.

Em última análise, o que perturba e alarma as pessoas não são os fatos em si, mas as opiniões e as fantasias que elas mesmas criam ao interpretá-los. 

Não é o que as coisas objetivamente são que nos faz felizes ou infelizes,  e sim a maneira como as olhamos. Tudo o mais é consequência disso.