PARE DE CHUTAR E SEJA CONSISTENTE
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude
- “Muitos clientes estão reclamando.” – diz a gerente de controle de qualidade na reunião de diretoria.
E o diretor lhe pergunta:
- “Muitos? Quantos?”
E a gerente não faz a menor ideia.
Foi vergonhoso para ela!
Existe na gente uma tendência natural de elevar as situações negativas ao extremo, ao cume da montanha. E as positivas também. Daí tornarem-se comuns expressões do tipo: ‘muita gente’, ‘todo mundo’, ‘nunca mais’, ‘o povo todo’, ‘a cidade inteira’ etc.
Para começar, isto não é verdade.
Para que se possa tomar qualquer atitude, é preciso conhecer parâmetros. E eles são: quanto, quem, onde, quando, ou seja, deve-se precisar a quantidade, a localização e outros pontos para que se tenha noção real do tamanho ou do impacto seja lá do que for.
Você e eu sabemos que todo e qualquer plano de ação requer dados específicos e medidas para que seja construído. Sem saber de onde tem-se que partir e aonde se quer chegar, levando em conta também o máximo de informação sobre o que haverá pela frente, nada se consegue além de bla, bla bla e boas intenções. E isto não produz resultado nenhum.
Fuja das situações genéricas. Localize o alvo a fim de tentar acertá-lo. Quero dizer: busque a contagem, a dimensão. E depois, eduque as pessoas à sua volta sobre este bom hábito.
- “Muitos? Quanto? Todo mundo? Quem?”
Você estará prestando um excelente serviço à cultura da sua empresa.