carregando...
Profissão Atitude
O seu comportamento é tóxico?
O seu comportamento é tóxico?
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Muita gente sabe algo sobre Daniel Goleman, o famoso proponente da ideia da inteligência emocional – tema que foi e ainda é moda nos meios corporativos.

Existe outra ideia que não ganhou tanta evidência e foi estudada por Karl Albrecht. É a Inteligência Social.

Em seus trabalhos, Albrecht distingue dois tipos de conduta, segundo a resposta que causam:

Primeira: Comportamentos Tóxicos. São as atitudes que fazem que os outros se sintam desvalorizados, inadequados, intimidados, furiosos, frustrados ou culpados.

Segunda: Comportamentos Nutritivos. São as condutas que fazem os outros se sentirem valorizados, capazes, queridos, respeitados e apreciados por nós.

Certo patrão costuma destratar seus funcionários a ponto de ofendê-los e desonrá-los publicamente. Ele abusa da necessidade dos funcionários manterem o emprego e, além de maltratá-los, ele se orgulha de ser sincero e de sua coragem de falar a verdade.

Será preciso humilhar para dizer o que deve ser dito? Eis o mais clássico exemplo de como ser tóxico.

Frente a isso, uma das coisas mais sublimes que alguém pode fazer por si mesmo e pelos outros é superar comportamentos tóxicos ao observar o mal que isso provoca.

Por outro lado, calcule a recompensa que existe no comportamento nutritivo. Você ganha e todos também ganham.

Vai aqui um item imprescindível à sabedoria. Quem é corajoso? É aquele que domina suas paixões e a inclinação para coisas que, cedo ou tarde,  causarão danos a si mesmo e aos outros.