carregando...
Profissão Atitude
O segredo da comunicação perfeita
O segredo da comunicação perfeita

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

História que recebi  de uma amiga querida.

Numa escola de elite, em São Paulo, acontecia uma situação incômoda e inusitada:  todos os dias  as alunas beijavam o espelho do banheiro para remover o excesso de batom. O diretor andava aborrecido com isso, pois o zelador  tinha um trabalho enorme para remover aquelas marcas.  Todavia, dia após dia, como sempre, lá estavam aquelas marcas.

Certa manhã, o diretor juntou o grupo de meninas no banheiro e explicou pacientemente quão difícil era limpar a sujeira que elas deixavam.  Foi uma palestra de quase uma hora envolvendo, inclusive, conceitos científicos.

De nada adiantou.

No dia seguinte,  a farra estava registrada nos espelhos novamente.

Mais um dia se passou e o diretor juntou as meninas com o zelador no banheiro. Desta vez ele apenas pediu ao funcionário que demonstrasse como seu duro trabalho de limpeza era feito.

O zelador pacientemente pegou um pano, molhou-o na água do vaso sanitário mais próximo e passou sobre toda a superfície de cada um dos espelhos.

Como um passe de mágica nunca mais apareceram marcas de baton!

Moral da história: Ensinar é bem diferente de educar, todos sabem. Comunicar, no entanto, é o maior de todos os desafios! E em cada situação é o método que faz toda diferença.