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O REAL CONCEITO DE GESTÃO
O REAL CONCEITO DE GESTÃO

Abraham Shapiro

Peter Drucker,  o pai da administração moderna,  fez uma advertência seríssima a respeito dessa moda de liderança que ronda o mundo empresarial de hoje. Veja as palavras do sábio Drucker:

“Permita-me dizer com toda a sinceridade: não acredito em líderes. Toda essa conversa sobre liderança é uma bobagem perigosa. É um erro afirmar que as escolas de negócios formam líderes. Sua tarefa consiste em formar medíocres competentes para que realizem um trabalho competente. Pode-se dizer o mesmo das faculdades de medicina. Sua função não é formar líderes, mas médicos que matem o menor número possível de pacientes. Permita-me dizer com toda a sinceridade: não acredito em líderes. Toda essa conversa sobre liderança é uma bobagem perigosa. É tudo conversa fiada. Entristece-me constatar que, encerrado o século 20, com líderes como Hitler, Stálin e Mao, as pessoas ainda estejam em busca de quem as comande, apesar de todo esse mau exemplo. Acho que tivemos carisma demais nos últimos 100 anos”.

A conclusão de Drucker é que toda empresa precisa de gestores, e não de líderes.

O que é um gestor? 

Quatro trabalhadores podem fazer seis unidades de um produto durante um turno de oito horas sem um gestor.  Com a contratação de um gestor para administrá-los, eles agora produzirão 8, 9 ou até 10 unidades, no mesmo turno. 

Gestão é a arte de fazer as pessoas serem mais eficazes, e a ciência de como fazer isto.  Não se trata de um jogo de adivinhação, mas de método organizado e mensurável. Para isto, existem quatro princípios básicos sobre os quais se fundamenta a gestão. E eles são?

1. Planejar, 

2. Organizar, 

3. Dirigir e 

4. Controlar.

No curto e médio prazos, qualquer pessoa deve almejar tornar-se gestora, e não líder. Por quê? O conceito de liderança é demais amplo, e repleto de imagens erradas ou deturpadas advindas do cinema ou da própria história universal. 

A gestão, não. Ela segue regras e procedimentos com o objetivo de produzir mais e melhor. 

Esta facilidade com que se fala em liderança ilude as pessoas simples.  Aí, aparecem espertinhos bem vestidos, mencionando passagens de livros, dizendo-se “formadores de líderes”, catam o dinheiro dessa gente e prosseguem sua rota um pouco mais ricos. 

Não existe curso que faça líderes. Uma boa dica de liderança é: estude muito, submeta-se a viver boas experiências no trabalho e nos relacionamentos, e esforce-se para pôr tudo em prática. 

Formar um só líder empresarial consiste num trabalho de décadas. Curso algum pode fazê-lo em dois dias ou em uma semana.