carregando...
Profissão Atitude
O QUE SE FAZ COM CONHECIMENTO ESTÁTICO?
O QUE SE FAZ COM CONHECIMENTO ESTÁTICO?

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

“Você não sabe absolutamente nada se os seus conhecimentos são isolados ou esparsos”. 

Enquanto você não for capaz de juntar os conhecimentos adquiridos e formar uma estrutura organizada de “causa e efeito” e de “correlação” entre eles, tudo o que eventualmente você aprendeu não se encontra no modo “útil” ou  utilizável.  

Vou explicar de outro modo. Para que os conhecimentos e as experiências que  você e eu adquirimos ao longo da vida tornem-se úteis é preciso combiná-los como os fios de uma trama de tecido. O saber exclusivamente teórico quase nunca gera prática. É por isso que grande parte do que se aprende na escola cai no esquecimento. Isso também explica as pessoas que sabem muito, mas não conseguem pôr em prática o que sabem. 

A aprendizagem genuína envolve teoria e prática. E depois requer aprofundamento e especialização para que cresça, diferencie-se e se transforme numa habilidade. É o que fazem os instrumentistas, artistas, artesãos, atletas, cirurgiões etc.

O segredo, portanto, é não fazer da aprendizagem algo semelhante a uma loja de departamentos, com áreas separadas e independentes, mas um “mar de conhecimentos conjugados e interligados” de que se lance mão frente a cada necessidade e demanda.

Daí o fato de um bom engenheiro tornar-se conselheiro comportamental, um médico sair-se bem como administrador, e um indivíduo sem qualquer formação universitária gerir uma fazenda com lavoura e gado com excelência. Estes são exemplos de pessoas que uniram seus conhecimentos específicos e pontuais  de modo organizada, e como resultado conseguem desempenhar suas atividades empregando-os simultaneamente.