carregando...
Profissão Atitude
O QUE FAZ A REALIZAÇÃO PROFISSIONAL
O QUE FAZ A REALIZAÇÃO PROFISSIONAL

Abraham Shapiro

Do que depende a realização profissional? 

Se fizermos uma pesquisa com grande número de pessoas, descobriremos que não depende do que elas fazem, mas de “como” fazem. 

É grande ilusão pensar: “Sou um pedreiro fracassado; penso que seria um sucesso como alfaiate”. O desafio de qualquer área profissional está no valor que se vê em desempenhá-la. 

Posso provar. Imagine-se, por exemplo, fazendo um trabalho que consista em carregar uma lata d’água do chão para sobre uma mesa e da mesa para o chão. Suponha que você ganhe R$ 5 mil reais mensais por fazê-lo ao longo de oito horas por dia. Quanto tempo você suportaria fazer isso? Penso que bem pouco. Por quê? Falta uma razão, um sentido para esta tarefa. Dinheiro algum compensaria.

Por outro lado, há poucos dias conheci um mecânico que mostrou que o defeito do meu carro era apenas a falta de um parafuso, e nada cobrou por isso. Eu estava muito inseguro e temeroso de ser enganado, como tantas histórias que ouço por aí. Mas diante do que vivi, ele me fez confiar.  Após esta  atitude passei a indicá-lo para dezenas de amigos meus. O mais sensacional é ver que ele faz o que faz com prazer. Creio ser por isso que ele é um grande mecânico e ganha muito dinheiro em sua oficina.

Ao mesmo tempo não é curioso que nunca alguém me recomendou um médico por ele ter aprendido a ganhar muito dinheiro em sua profissão. O porquê relaciona-se com o fato de que realização é, e sempre será, o resultado de fazer bem o que se faz.

Infelicidade profissional não se resolve com mudança da área de atuação, estou certo disso, mas sim com uma visão nova da pessoa sobre o que ela faz. 

O que mais vale nessa vida é ser intenso, e não extenso. A perfeição não está na quantidade, porém, na qualidade. Tudo que é excelente e valioso é pouco e raro. Quantidade sozinha não passa de mediocridade.