carregando...
Profissão Atitude
O QUE É PRECISO PARA QUE UMA DECISÃO SEJA EFICAZ?
O QUE É PRECISO PARA QUE UMA DECISÃO SEJA EFICAZ?

Abraham Shapiro

Você é gerente? Tomou uma decisão importante? Muito bem. Eu lhe informo que a sua decisão só  terá sido realmente tomada se as pessoas da sua equipe souberem: 

- o nome do responsável por sua execução; 

- o prazo; 

- o nome de quem será afetado pela decisão e 

- os nomes das pessoas que têm de ser informadas da decisão mesmo que não sejam diretamente afetadas por ela.

Um número extraordinário de decisões organizacionais causam problemas exatamente porque estes pontos não são cumpridos à risca.

Este é um ótimo check list para garantir a comunicação indispensável para que qualquer decisão seja implantada devidamente.

Vamos a um caso. 

Uma empresa perdeu sua posição de liderança no mercado japonês porque depois de decidir entrar  numa joint venture com um novo parceiro de lá, não se preocupou em deixar claro quem iria informar aos agentes de compras que as especificações dos produtos estariam em metros e quilogramas em vez de pés e libras. Consequentemente ninguém divulgou essa informação. Quando descobriram ser esta a causa dos maiores problemas na venda, já era tarde. 

Decisões são tomadas em todos os níveis da organização, começando no chão de fábrica.   Estas decisões –  aparentemente de baixo nível – são  bastante importantes no contexto geral de uma organização baseada no conhecimento, tal como todas as demais.

Os trabalhadores  do conhecimento devem saber mais sobre suas áreas de especialização do que qualquer outra pessoa. Por exemplo, a profissional responsável pela contabilidade tributária. Só então suas decisões terão o impacto que convém em toda a empresa. 

Tomar boas decisões é uma habilidade crucial em qualquer nível do organograma. É uma disciplina que precisa ser ensinada explicitamente a todas as pessoas nas organizações que se baseiam no conhecimento a fim de que se alcance a máxima convergência aos interesses do negócio. 

O mais importante, contudo, é realizar o check list da comunicação da decisão.