carregando...
Profissão Atitude
O medo é mau?
O medo é mau?
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Ter medo é mau? Como tudo o que fez o Criador, o medo tem dois lados: um positivo e outro negativo.

Pode-se ter medo de qualquer coisa,  exceto do próprio medo.

Se nos dispusermos a encarar os nossos temores, acabaremos por controlá-los. É por isso que os psicólogos comportamentais recomendam a exposição progressiva àquilo que se teme. Evitar encarar as angústias pode produzir o efeito contrário: o medo central é reforçado e traz outros medos paralelos consigo.

Já que é difícil desfrutar o prazer de viver quando transformamos nosso dia a dia em um campo minado, vou indicar agora algumas atitudes que podem ajudar a desarmar os seus possíveis medos:

Primeiro, avalie se eles têm uma base racional – ou seja, se são fundamentados –, ou se eles são apenas ilusões nascidas na sua própria mente.  Caso seja um medo fundamentado – por exemplo, uma crise financeira –, observe se a sua reação é  proporcional à situação e, mais importante ainda, se o seu alarme tem alguma utilidade prática.

Após identificar a natureza do seu medo, crie um plano de ação para começar a superá-lo passo a passo, já que tudo tem um propósito e pode ser usado para o nosso desenvolvimento, afinal,  a vantagem de brincar com fogo é aprender a não se queimar.