carregando...
Profissão Atitude
O FLAGRANTE POSITIVO
O FLAGRANTE POSITIVO

Abraham Shapiro

O verbo flagrar é sinônimo de surpreender. Mas seu emprego em circunstâncias indesejáveis tornou-o quase cem por cento negativo. 

Tenho um conhecido que ficou famoso entre seus funcionários por multiplicar por dez o número de advertências trabalhistas emitidas na empresa após instalar câmeras de monitoramento. Há quem diga não terem sido câmeras que ele instalou, mas uma metralhadora.

Vou direto ao ponto. Não existe só o flagrante negativo. Muitas vezes damos de cara com pessoas fazendo coisas corretas e que superam suas obrigações. Estes são casos de flagrantes positivos.

Já pensou se, em vez de interessados em descobrir erros, buscássemos surpreender os nossos colaboradores e colegas fazendo coisas certas e déssemos a eles um elogio franco? A Psicologia chama a isso “reforço positivo” e mostra que até ratos gostam de ser recompensados pelo que fazem certo num laboratório.  Com pessoas, o poder de um reconhecimento incrementa energia gigantesca no comprometimento e produtividade.

Observe o que os seus funcionários fazem. Aproxime-se deles. Use palavras cordiais – nada de adulação, porque só estraga. Reconheça de modo genuíno o que você os viu fazer.  Quando não estiver bem, repreenda com respeito. Sendo bom, mostre que a empresa precisa mais disso e elogie sua atitude. Não elogie e nem repreenda a pessoa, mas sua atitude.  

Em tempos de criminalidade em patamares de guerra civil neste País, alimentar o bem poderá ser uma solução bem mais eficaz do que planos de segurança baseados em armas e leis.