carregando...
Profissão Atitude
O ESPETACULAR OVO DE COLOMBO
O ESPETACULAR OVO DE COLOMBO

Abraham Shapiro para o Blog Profissão Atitude

Você já ouviu a expressão Ovo de Colombo. Conhece sua origem?

Contam que, certa vez, Cristóvão Colombo foi convidado para um banquete. Um dos convivas,  invejando a fama do navegador,  dirigiu a ele uma pergunta picante e grosseira:

-  “Se você se orgulha por ser o descobridor da América, acaso não há outros homens na Espanha que pudessem fazer tal proeza?”

Colombo não respondeu diretamente à pergunta. Levantou-se, pegou um ovo cozido de galinha e propôs um desafio aos presentes. Pediu que todos tentassem colocá-lo em pé sobre uma das extremidades, porque ele podia fazê-lo facilmente.

Todos ficaram excitados por vencer Colombo.

Após ninguém ter conseguido, Colombo pediu sua vez. Pegou o ovo e começou a dar sutis batidas contra a mesa até a casca quebrar-se levemente embaixo. Com o achatamento, ficou simples colocá-lo de pé. 

Vendo isso, aquele homem invejoso exclamou:

- “Mas assim qualquer um consegue!”

E Colombo:

- “Exatamente! Você tem razão. Qualquer um mesmo! Mas teria de ser 'qualquer um' que tivesse inteligência para isso”.

E acrescentou:

- "Desde que eu mostrei o caminho ao Novo Mundo, 'qualquer um' poderá segui-lo. Mas 'alguém' teve antes de ter a ideia de descobri-lo. E depois, 'alguém' teve de  colocar a ideia em prática. Este alguém fui eu!".

Aí está a fabulosa história do Ovo de Colombo. 

O que se aprende dela? Soluções que parecem óbvias precisaram de alguém que as imaginasse. E depois, também precisaram de alguém que as executasse.  Só após estas duas etapas plenamente desempenhadas é que se tornaram simples aos olhos de todos, a ponto de dizerem: "Qualquer um poderia tê-lo feito!". 

Será mesmo qualquer um?